Centro Histórico Centro Histórico, Salvador - BA, 40026-180

Centro Histórico





1903 Avaliações
  • terça-feiraAtendimento 24 horas
  • quarta-feiraAtendimento 24 horas
  • quinta-feiraAtendimento 24 horas
  • sexta-feiraAtendimento 24 horas
  • sábadoAtendimento 24 horas
  • domingoAtendimento 24 horas
  • segunda-feiraAtendimento 24 horas




Centro Histórico Centro Histórico, Salvador - BA, 40026-180




Sobre o Negócio

|

Contatos

Website
Ligue para nós
Centro Histórico, Salvador - BA, 40026-180

Horas

  • terça-feiraAtendimento 24 horas
  • quarta-feiraAtendimento 24 horas
  • quinta-feiraAtendimento 24 horas
  • sexta-feiraAtendimento 24 horas
  • sábadoAtendimento 24 horas
  • domingoAtendimento 24 horas
  • segunda-feiraAtendimento 24 horas

Recursos

  • Entrada com acessibilidade
  • Estacionamento com acessibilidade
  • Bom para levar crianças




Avaliações recomendadas

Wilson Leal
20.10.2023
Centro Histórico
Uma das principais atrações turísticas do Brasil, essa região abrangente, forma a parte antiga de nossa cidade, com várias edificações, museus, praças e monumentos que contam a história de Salvador. Durante os eventos juninos, várias atrações estiveram realizando apresentações diversas no local. Vale, muitíssimo, à pena conhecer.
Ademar Medeiros - Oficial
24.09.2023
Centro Histórico
Visitamos o centro histórico e o Pelourinho na quinta-feira dia 09 de agosto de 2023, lugar top demais.
Victor Carvalho
04.09.2023
Centro Histórico
O Centro Histórico de Salvador é lindo e carregado de histórias e energias. Por se tratar de uma região turística é repleta de ambulantes e os estabelecimentos em sua maioria não são tão acessíveis assim. Existem também, infelizmente, uma quantidade grande de pessoas em situação de rua, principalmente nos tempos tão precários que vivemos atualmente.
Dario Andrade
03.09.2023
Centro Histórico
Ah! Que maravilha, chegamos a Salvador, coração do Brasil.”, A primeira capital do Brasil sempre te recebe de braços abertos e é aquele convite irrecusável para viver dias incríveis pelo Nordeste brasileiro. Naquele momento me fez recordar um filme antigo da Disney chamado “Você já foi a Bahia?”Se você vai visitar as ruas do centro histórico de Salvador, uma recomendação é começar pelo Largo de Santo Antônio Além do Carmo. Esse local é um bairro histórico que preserva muito da cultura afro-brasileira e tem uma atmosfera tranquila e aconchegante.Proonnto! Quem acha que Salvador é só carnaval, praia, e as igrejas, como a do Senhor do Bonfim (com aquelas fitinhas coloridas tão típicas de Salvador!), está bem enganado. Salvador é cheio de histórias de batalhas contra os Espanhóis, piratas corsários do século XVIII e lendas urbanas como a do “Tesouro Perdido na Fonte Nova”Para chegar ao Largo de Santo Antônio Além do Carmo, você pode usar táxi, uber ou transporte público. A opção mais comum é pegar um ônibus até a Praça da Sé e de lá caminhar cerca de 10 minutos até o bairro histórico.Andar pelas ruas antigas da cidade é como fazer um delicioso passeio pelas ruas de Lisboa, a capital de Portugal. As Ruas Coloridas do Centro Histórico de Salvador nos chamaram a atenção, que coisa mais linda de se ver, passamos pela Paróquia de Santo Antônio Além do Carmo, a expressão “Além do Carmo” é uma alusão à sua posição geográfica, uma vez que a igreja ficava situada além de uma das portas de entrada da cidade de Salvador – mais especificamente, as Portas do Convento do Carmo.Ela fica localizada no Largo de Santo Antônio Além do Carmo, s/n – no bairro chamado Santo Antonio um lugar pacato, deve ser muito gratificante ter na capital a tranquilidade de uma cidade do interior. As casas coladinhos umas nas outras, o piso de pedras, a ausência do fluxo de ônibus, as crianças jogando bola na rua e a conversa na calçada parecem revelar uma cidade à parte.Entre as atrações do Largo de Santo Antônio Além do Carmo, destacam-se a Igreja de Santo Antônio Além do Carmo, a Casa do Benin, que é um espaço cultural que apresenta a cultura afro-brasileira, e a Casa de Castro Alves, que é a antiga residência do poeta baiano e hoje abriga um museu.Além disso, o Largo de Santo Antônio Além do Carmo é um local com muitas casas coloridas, restaurantes, bares e lojas de artesanato. É um lugar ótimo para caminhar e explorar a história e cultura da Bahia.Você já foi a Bahia?Então Vá, bora explorar Salvador!
Hermann Neto
23.08.2023
Centro Histórico
O Centro Histórico de Salvador - Bahia, é dividido entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa, interligado pelo Elevador Lacerda e pelas ruas íngremes e ladeiras de pedra, sendo uma atração imperdível para conhecer a história do Brasil e por onde inúmeras pessoas fizeram sua passagem para nos remeter até os dias presentes. Ignore os pontos frágeis como a falta de apoio governamental para atender melhor a população e os turistas, e aproveite aquilo que existe de melhor em cada cantinho, principalmente a vista exuberante da Baía de Todos os Santos.
Julycarlos Menezes
19.08.2023
Centro Histórico
O Centro ainda continua com suas deficiências, porém com uma arquitetura antiga e bonita quem tiver oportunidade entrem na faculdade de Medicina no terreiro.
Bruno Nascimento
18.08.2023
Centro Histórico
Centro Histórico de Salvador (CHS), ou simplesmente Centro Histórico, é um bairro brasileiro localizado na cidade de Salvador, na Bahia.[1] Ele compreende a área histórica da cidade, composto por ruas e monumentos arquitetônicos da época do Brasil Colônia. Abrange áreas do Pelourinho, praça da Sé, Terreiro de Jesus, Largo do São Francisco e Santo Antônio Além do Carmo. A via principal de acesso é a tradicional Rua Chile, que inicia na Praça Castro Alves e termina na Praça da Sé. Tem o maior conjunto arquitetônico do período colonial preservado na América Latina, sendo um local altamente turístico com museus, lojas, centros culturais, igrejas, apresentações musicais, variadas opções gastronômicas e de hospedagem e comércio de souvenirs em meio aos diversos casarões e sobrados coloniais.A região é extremamente rica em monumentos históricos que datam do século XVII até o início do século XX. Isso porque Salvador foi a primeira capital colonial do Brasil e a cidade é uma das mais antigas do Novo Mundo (fundada em 1549 por colonizadores portugueses). Foi também um dos primeiros mercados de escravos do continente, que chegaram para trabalhar nas plantações de açúcar e, posteriormente, para a extração de ouro nas Minas Gerais.[7]Esta área está na parte mais antiga da cidade, entre a Cidade Baixa e a Cidade Alta de Salvador e pelo qual existe o Elevador Lacerda para interligá-lo. Ela compreende várias ruas, ladeiras e becos em torno da Praça Municipal, Barroquinha, Avenida J.J. Seabra, Avenida Sete de Setembro e Comércio.Entre 1938 e 1945, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) promoveu o tombamento de vários monumentos como patrimônio nacional, o que não foi suficiente para impedir a sua degradação. Isso se acentuou principalmente depois de 1960, quando o local perdeu importância para as novas áreas de expansão urbana.[8] Somente em 1984 o IPHAN promoveu o tombamento de uma área extensa, de 80 hectares, necessária para que a UNESCO declarasse esse sítio Patrimônio Mundial, em 1985.[9][10] Desde então, o local passa por vários processos de restauração e revitalização, visando a preservação da área histórica da cidade.
Fernando Batista
18.08.2023
Centro Histórico
Museu interativo ao ar livre, o Centro Histórico de Salvador se mostra superlativo nos detalhes. Nos detalhes do barroco de suas igrejas, cujos ícones naquela parte da Bahia são Santo Antônio de Categeró e Santa Bárbara, sob a bênção da Santa Dulce dos Pobres, cuja vida religiosa esteve vinculada à imponente Conceição da Praia. Mas se engana quem acha que só do barroco se vestem as catedrais e basílicas baianas. A imponente Catedral Basílica, sede primacial do arcebispado brasileiro, é exemplo monumental do Maneirismo. Museu de ritmos, cores e sabores. É ali que Salvador mostra e comprova porque tem cheiro e sabor de dendê, pois esse é o cheiro que invade todas as ruas; porque tem ritmo - com seus garotos e homens que por ali se espalham batendo tambores ou tocando berimbaus; porque tem cores, com seu artesanato quase que exclusivamente baseado na temática afro-religiosa. A área guarda um antigo cemitério de escravos e áreas subterrâneas cujas histórias foram politicamente silenciadas. Castro Alves figura imponente no alto de um pedestal tendo aos seus pés, do lado oposto, o poeta outrora odiado Gregório de Matos e Dodô e Osmar, os criadores do trio elétrico que ali se encontram eternizados num fraterno abraço. O Centro Histórico de Salvador nos convida a ali transcorrer boa parte dos nossos dias pela variedade de opções que nos oferece. Além das igrejas, museus, restaurantes, lojas, conta com farmácias, sebos e ao menos uma agência bancária (CEF). Ao sabor do cravinho ou dos sorvetes da Cubana. A escolha e o paladar é de cada um/uma. Há prédios decaídos e decadentes. Às portas da Câmara Municipal, bases de antigos lampadários denunciam que estão sendo preteridos pelos frágeis modelos oferecidos pela modernidade. Nem só de Lacerda se chega à cidade baixa. Os Planos Inclinados ali persistem. Um dia só não basta para se conhecer aquele pedaço da Bahia. Não morra sem ir ali!
Vera Lúcia Gomes Freitas
16.08.2023
Centro Histórico
Cada um tem a sua visão do centro histórico, principalmente, da época que está. É só se deixar encantar por tudo que observa: uma arquitetura, uma loja, um alimento típico, as pessoas, e por aí vai... Sentar num lugar e admirar tudo à sua volta.
Val Miguel
13.08.2023
Centro Histórico
No Pelourinho encontra-se grande número de atrações turísticas da cidade, na Praça Municipal (Elevador Lacerda e Palácio Rio Branco), Praça da Sé (Museu da Misericórdia e Casa do Carnaval da Bahia), Terreiro de Jesus (Catedral Basilica), Praça do Cruzeiro (Igreja de São Francisco) e Largo do Pelourinho (Fundação Casa Jorge Amado e Igreja Rosário dos Pretos. Além do Balé Folclórico, conta com inúmeros restaurantes para todos os gostos e bolsos, sorveterias e lojjnhas. Surpreendeu-me pela limpeza e policiamento.

Adicionar Avaliação

Mapa

Centro Histórico, Salvador - BA, 40026-180
Centro Histórico