Centro Cultural Justiça Federal Av. Rio Branco, 241 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20040-009

Centro Cultural Justiça Federal





1517 Avaliações
  • quarta-feira12:00–19:00
  • quinta-feira12:00–19:00
  • sexta-feira12:00–19:00
  • sábado12:00–19:00
  • domingo12:00–19:00
  • segunda-feiraFechado
  • terça-feira12:00–19:00




Centro Cultural Justiça Federal Av. Rio Branco, 241 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20040-009




Sobre o Negócio

|

Contatos

Ligue para nós
+552132612550
Av. Rio Branco, 241 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20040-009

Horas

  • quarta-feira12:00–19:00
  • quinta-feira12:00–19:00
  • sexta-feira12:00–19:00
  • sábado12:00–19:00
  • domingo12:00–19:00
  • segunda-feiraFechado
  • terça-feira12:00–19:00

Recursos

  • Entrada com acessibilidade




Avaliações recomendadas

Fábio
13.11.2023
Centro Cultural Justiça Federal
Antigo prédio do STF, de quando a cidade ainda era capital do país. É um bonito edifício, e tem um pequeno café/restaurante no térreo.Quando fui, havia duas curtas exposições, cada uma numa sala. Além disso, é possível visitar o que era a antiga sala da sessões, esta muito bonita, mas com pouquíssima ou quase nenhuma informação a respeito da história do local.A visitação é gratuita.
Erykah Maria
11.11.2023
Centro Cultural Justiça Federal
Um ótimo passeio para quem está no Centro do Rio, e o melhor; sem pagar nada. No primeiro andar tem um café-restaurante bem simpático e com preços acessíveis, vale uma parada para conhecer também.
Mel
14.10.2023
Centro Cultural Justiça Federal
Local belíssimo de visitação gratuita. Tem vários vitrais, uma arquitetura bonita, conta com um café no primeiro andar, creio q vale a visita.
Diana Poletti
18.09.2023
Centro Cultural Justiça Federal
Estava de passagem pelo Rio em dezembro de 2022 e quase que deixo de visitar esse lugar incrível! Não estava nas principais listas de museus que havia pesquisado, só fui porque assistiria a um espetáculo no Teatro Municipal mais tarde (que fica praticamente ao lado). Nele me encontrei com uma exposição incrível de Gustavo Speridião. Fiquei completamente extasiada. O prédio em si é cheio de história, e aparenta estar muito bem cuidado, tudo bem limpo e as seguranças e recepcionistas são bem atenciosas. A entrada é gratuita, valeu muito a visita!O café anexo também é muito aconchegante e tem café e comidas boas, apesar de ser um tanto apertado. As atendentes/garçonetes pareceram mal ter tempo pra respirar, não pararam um segundo de trabalhar.
Maria Alice Volpe
18.09.2023
Centro Cultural Justiça Federal
Próximo ao metrô Cinelândia. Arquitetura belíssima com vitrais, escadaria, assoalho, portas entalhadas, teto com estuque de gesso e lustres! Foi a sede do Supremo Tribunal Federal quando o Rio de Janeiro era a capital do país. Pode-se visitar o salão da corte com todo o mobiliário. Biblioteca. Cafeteria aconchegante. Exposições temáticas. Concertos musicais. Peças de teatro. Vale a pena acompanhar a programação ou fazer uma visita só para conhecer o prédio!
José pedro
15.09.2023
Centro Cultural Justiça Federal
Local belíssimo e bem localizado. Apresenta arquitetura neoclássica digna de um palácio. Há muita história no local pois foi a sede do supremo tribunal federal quando o rio de janeiro era a capital do país. Além disso, havia algumas exposições de artes no local. Ele encontra-se na Cinelândia, ao lado da biblioteca nacional, não costuma estar movimentado e não é necessário ingresso para entrar pois a entrada é gratuita. Quando eu fui, dia 29/07, em um domingo, só tinha eu e mais uma pessoa visitando o centro cultural.
Felipe Leitão
24.08.2023
Centro Cultural Justiça Federal
Eu decidi visitar o museu e fiquei encantado com a belíssima arquitetura do local! Apenas o primeiro andar é utilizado para exposição, então existem poucas obras de artes expostas. Eu acredito que deveriam explorar mais o local para que seja mais valorizado e assim expôr mais de sua história.• A entrada é gratuita e funciona de seg à sex das 11:00 às 17:00• Não é necessário retirar ingresso
Alba Valeria
14.08.2023
Centro Cultural Justiça Federal
Esta é uma casa de cultura, mas já foi a sede da mais alta corte de justiça de nosso país. O atualmente conhecido como Centro Cultural da Justiça Federal, foi outrora a sede do Supremo Tribunal Federal no Rio de Janeiro. O prédio teve sua construção iniciada em 1905 como parte do então em curso projeto de reformulação urbanística da então Capital Federal, e estava inicialmente destinado a abrigar a Mitra Arquiepiscopal. Após o início das obras, o prédio foi adquirido pelo governo federal para a instalação do Supremo Tribunal Federal que à época ainda não possuía uma sede definitiva, sendo inaugurado em 3 de abril de 1909. Seu projeto arquitetônico é assinado pelo arquiteto Adolpho Morales de los Rios, nascido em 1858 em Sevilla, Espanha, constituindo-se num dos mais importantes testemunhos da arquitetura em estilo eclético no país. Adolpho Morales foi presidente do conselho federal de arquitetura e engenharia vindo a se afastar apenas aos oitenta anos e em razão de saúde. Faleceu na cidade do Rio de Janeiro em 1928, deixando obras não apenas na antiga capital federal, como também em Salvador, Recife e Maceió. O STF ocupou o prédio até 1960 quando da mudança da capital federal do Rio de Janeiro para a recém inaugurada Brasília, e desde então a edificação abrigou o Superior Tribunal Eleitoral e o Tribunal de Alçada e Varas da Justiça Federal de 1ª instância. Entrou num longo período de obras nos anos noventa vindo a ser reinaugurado ao público já como centro cultural em 4 de abril de 2001. A edificação conta hoje com doze galerias, teatro, cinema, sala de cursos, além da Sala de Sessões, preservada e de profunda relevância histórica, aberta à visitação. Destaco que a visitação ao edifício é gratuita, assim como as exposições costumeiramente em cartaz. Cinema e teatro têm cobrança à parte. Visitação de terça a domingo, das 11h às 19h, sem necessidade de agendamento. Conheça mais este equipamento cultural histórico do centro do Rio!
Mariana Oliveira
13.08.2023
Centro Cultural Justiça Federal
Não dava nada pelo lugar, mas ele é ENORME, LINDO e GRATUITO! É um passeio que vale a pena!São 3 andares de história, exposições e biblioteca. Conta com elevador, então todos podem acessar. Também tem banheiro em todos os andares.Fica em frente a estação de VLT da Cinelândia e a uma das saídas do metrô Cinelândia. Tem que ser incluído no roteiro junto com o Teatro Municipal e a Biblioteca Nacional.Quando entra a esquerda tem aquele bistrô famosinho no Instagram pela janela que dá pra ver o VLT e uma bancadinha com uma moça que não entendi se está só de vigia ou vende alguns livrinhos.Seguindo em frente tem uma escadaria e um vitral incrível. O primeiro andar ainda conta com um teatro e um cinema, mas estavam fechados.Subindo as escadas tem o segundo andar, onde estão em cartaz uma ou duas exposições. Quadros, pinturas e esculturas lindas que são super atuais e que nos fazem refletir. Além disso tem uma tribuna super bem preservada e que dá para acessar por dentro.O terceiro andar é apenas para biblioteca. Não entrei muito, mas tinha bastante gente lendo. Com certeza é aberta ao público e pretendo voltar para ver quais livros fazem parte do acervo.Até agora, de todos os lugares do centro que fui, foi o que mais me surpreendeu e achei mais interessante. Deixem o preconceito político de lado e vão conhecer! É sobre nosso país e nossa cultura e não sobre partidos políticos. Aprendi isso hoje
Tony Rossini
11.08.2023
Centro Cultural Justiça Federal
Lugar lindo com exposições interessantes e uma arquitetura de fantástica e entrada franca. Quando fui não estava cheio.Aqui funcionava o STF até 1960, quando a capital do país foi transferida para Brasília. Ainda tem um café muito legal!

Adicionar Avaliação

Mapa

Av. Rio Branco, 241 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20040-009
Centro Cultural Justiça Federal